Preenchendo um DropDownListFor em ASP.NET MVC3

Muitas vezes precisamos carregar em um formulário (nesse caso uma view) algumas informações pertinentes à lógica do negócio a qual nosso sistema se propõe atender. Grande parte desta informação deriva de um banco de dados ou de um arquivo. Muito embora a operação de captura destes dados seja muito comum, às vezes precisamos de algo muito mais simples como , por exemplo, passar para este mesmo formulário uma pequena lista de valores imutáveis para regra de negócio. Veremos como esta operação funciona ao carregarmos um componente DropDownListFor() no Asp.net MVC3;

 

Primeiramente, devemos criar uma Action onde instanciaremos nossa lista de valores. Veja o exemplo abaixo

Perceba que a instância de SelectList é atribuída a um objeto ViewBag. Perceba ainda que não há instância desse ViewBag. Isso porque ele é um Atributo Dinâmico do ASP.NET MVC3. Bem, criadas as listas devemos editar nosso CSHTML para recebe-las. Veja o outro exemplo abaixo

 

Feito tudo isso teremos o seguinte resultado:



Pronto, aí estão nossas listas renderizadas. Nesse post vimos como construir e passar listas simples para views em ASP.NET MVC3.

 

Para saber mais:

visite o site oficial do ASP.NET MV3

Aprofunde seus conhecimentos sobre este tema na comunidade ASP.Net

Exibições: 2393

Comentar

Você precisa ser um membro de DevBrasil para adicionar comentários!

Entrar em DevBrasil

Comentário de André Gusmão em 16 novembro 2011 às 13:38

Muito bom!

Mas uma prática que costumo usar é colocar tudo dentro do ViewModel, como disse nosso amigo Waldir Felix, e setar o SelectedValue diretamente na criação do SelectList, daí eu não preciso usar ViewBag e nem preciso converter a ViewBag pra SelectList na View, fica tudo no model.

Comentário de Michaell Dantas em 13 novembro 2011 às 18:57

Parabéns Yan, muito bom artigo !!!

Comentário de Waldyr Felix em 8 novembro 2011 às 15:27
Juro que procurei o botão Like agora hahahaha
Comentário de Yan de Lima Justino em 8 novembro 2011 às 14:45
Grande Waldyr, concordo com você. Eu geralmente coloco isso em outra camada. Como o objetivo do post é só ilustrar como se dar isso e dar uma pincelada no objeto dinâmico, fiz desta forma.
Comentário de Waldyr Felix em 8 novembro 2011 às 8:59

Opa Yan tudo bem?

Ótimo post, só não curto muito colocar o preenchimento do SelectList dentro da Action, pq fica muito poluido prefiro colocar essa tarefa dentro do ViewModel. Dessa forma a Action fica totalmente limpa e fazendo o que somente deveria fazer e o ViewModel se encarrega do resto =)

Abraço

Comentário de Ray Silva em 8 novembro 2011 às 8:46
Show de bola! Parabéns!

© 2019   Criado por Ramon Durães.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço