Ao longo dos anos temos escutado muitas coisas sobre SharePoint como: colaboração, social computing, gerenciamento de conteúdo, ou melhor, gerenciamento de conhecimento, busca, gerenciamento de documentos etc. Termos comumente ouvidos quando falamos de SharePoint. Porém o que vem a ser a tecnologia SharePoint? O que ela pode trazer de benefícios para o trabalho?

Pense na sua empresa ou na empresa que você trabalha. Como as pessoas ficam sabendo do que está acontecendo, como as pessoas se comunicam? Como as pessoas armazenam dados, documentos e informações? Como as pessoas buscam essas informações? Existe algum tipo de controle das atividades que os colaboradores fazem? Existe algum tipo de controle de acesso à determinadas informações que circulam dentro da empresa em meio digital?

Agora pense em uma forma de resolver cada uma das questões acima. Poderíamos resolver a comunicação com um simples mural na parede de um corredor, poderíamos resolver o armazenamento de dados com uma pasta compartilhada na rede através do mapeamento da mesma em cada estação de trabalho, a busca poderia ser resolvida por alguma ferramenta de busca nesta pasta compartilhada, o controle das atividades pode ser feito por meio do Outlook e as permissões podem ser definidas por meio do Active Directory.

Excelente! Conseguimos encontrar uma solução para todos os casos, porém será mesmo que elas são eficientes? Ou melhor, será que são eficazes?

Outra solução para todos estes casos podemos encontrar dentro de uma única ferramenta. O SharePoint busca dentro de um ambiente de portal corporativo oferecer soluções para as questões acima e diversos outros.

Figura 1: A famosa bola do SharePoint

Podemos ver na figura acima seis pontos que resumem as funcionalidades dentro do SharePoint:

  • Sites – oferece a capacidade de criação e gerenciamento de sites, permitindo a colaboração, comunicação...
  • Comunidades – a parte de “redes sociais” da ferramenta. Cada usuário possui seu site, marca aqueles conteúdos que te interessa mais (social tagging), tudo isso facilita nas buscas, tanto por pessoas como por conteúdo, que vai ser direcionado por meio destas tags. Outra funcionalidade são as avaliações, ou ratings, onde o usuário atribui uma nota ou estrelas a determinado conteúdo. Tudo isso gerado pelos próprios usuários.
  • Conteúdo – podemos dizer que é um dos fundamentos de todo o SharePoint. São as bibliotecas de documentos, as listas, personalizadas ou não e todas as funcionalidades inerentes a estes recursos como: aprovação, controle de versão, tipos de conteúdo e gerenciamento de conteúdo.
  • Busca – recurso aprimorado na versão 2010 por meio da compra da empresa FAST Search por parte da Microsoft. Podemos fazer busca por qualquer tipo de conteúdo tanto dentro do SharePoint como fora como por exemplo dentro de um File Server. A busca pode ser feita por padrão dentro de documentos do Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint...) e dentro de outros tipos de arquivos também por meio de uso de IFilters específicos.
  • Insights – acesso a informações por meio de base de dados, relatórios, BI e indicadores, oferecendo os dados relevantes que as pessoas necessitam para tomada de decisões.
  • Composições – criação de aplicações sem uma linha de código de forma rápida. Por meio dos mashups concentre informações sobre indicadores, bibliotecas, listas etc. em um único ambiente integrando todas as funcionalidades.

Figura 2: Página de equipe padrão do SharePoint 2010

Se tiver que implantar uma ferramenta de intranet, colaboração, gerenciamento de conteúdo em sua empresa a dica é: não reinvente a roda desenvolvendo tudo do zero. Utilize o SharePoint, existe até uma versão gratuita com boa quantidade de funcionalidades que já conseguem entregar uma boa dose de facilidades.


Para saber mais:

http://sharepoint.microsoft.com/pt-br/Pages/default.aspx

http://msdn.microsoft.com/pt-br/sharepoint/default.aspx

http://technet.microsoft.com/pt-br/sharepoint/default.aspx


Aprofunde seus conhecimentos sobre este tema na comunidade Sharepoint.

Exibições: 830

Comentar

Você precisa ser um membro de DevBrasil para adicionar comentários!

Entrar em DevBrasil

Comentário de Charles Lomboni em 1 fevereiro 2011 às 9:16
A empresa que entrei agora precisa de conhecimento em sharepoint, o artigo já ajudou no meu começo em sharepoint. Muito bom. Parabéns!
Comentário de Ramon Durães em 29 dezembro 2010 às 8:21
É verdade!! Esse mercado em 2011 vai girar. Aposto muito no Cloud!!!!
Comentário de Fábio Costa Machado Carneiro em 29 dezembro 2010 às 8:16
Não podemos nos esquecer que ja temos o BPOS também!
Comentário de Ramon Durães em 28 dezembro 2010 às 13:01
Olá Anna,
Esse é um ponto importante. Vejo isso muito na consultoria de ALM. Poucos conhecem e acabam por não seguir os caminhos corretos. É tanta funcionalidade que acham mais fácil comprar tudo e no fim também nem usam.
Comentário de Ramon Durães em 28 dezembro 2010 às 12:59
Você pode subir um servidor dedicado que é muito barato!!!
Comentário de Thiago Diniz em 27 dezembro 2010 às 19:28
Tudo maravilha, mas os melhores provedores do brasil não aceitam rodar sem uma prévia análise e que jamais deixam?
Comentário de Anna Paiva em 27 dezembro 2010 às 18:13

Excelente post, o SharePoint é uma otima plataforma de colaboração e produtividade. Alias cerca de 80% de funcionalidades da versão paga - Server, estão na gratuita - Fundation.

Com isso a maioria das empresas conseguem ser atendidas na maioria das suas necessidades, e quando se dão conta já estão com o SharePoint dentro da sua empresa e acabam comprando a versão Server.

 

Abraços.. 

Comentário de Carlos Duarte Souza em 15 dezembro 2010 às 18:49

Muito bom, já ouvi falar mas só agora entendi. vou estudar esse assunto.

Comentário de Thiago Diniz em 15 dezembro 2010 às 11:21

Será que podemos ter um WORDPRESS super MELHORADO com o SHAREPOINT ?  nunca me eventurei  nessa área.

Comentário de Gesmar de Paula Santos Junior em 15 dezembro 2010 às 10:20

E não é que esse cara escreve bem!

hehehe

 

Ótimo post, bem descrito, daí qualquer pessoa consegue entender o que é sharepoint!

 

Abração..

 

© 2019   Criado por Ramon Durães.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço