Novidades do ASP.NET MVC4 : Conhecendo o ASP.NET Web API

HTTP não serve apenas para acessar páginas. É também uma plataforma poderosa para desenvolver serviços. Este protocolo é simples, flexível e onipresente. Quase todos plataforma de serviço web que você pensar tem uma biblioteca HTTP. Isso porque serviços HTTP pode chegar a uma ampla gama de clientes, incluindo navegadores, dispositivosmóveis e aplicações desktop tradicionais. ASP.NET Web API é um framework para contrução de serviços HTTP sobre a plataforma .NET Framework. Neste artigo vamos apresentá-lo a este framework.

Criando um projeto WebApi

Para este exemplo estou usando a versão beta do Visual Studio 2011. Mas o MVC 4 e todas as funcionalidades aqui apresentadas estão disponível para VS2010. Bem, O primeiro passo é abrir o Visual Studio e criar um novo projeto do tipo Web, selecionando a opção ASP.NET MVC4 Web Application, como pode ser visto na imagem abaixo


Logo em seguida, selecione a opção Web Api. Veja a imagem seguinte


Feito isso, você terá criado um projeto MVC com classes de Api modelo para você conhecer a estrutura e realizar implementações específicas ao seu problema. Vamos conhecer esta estrutura.

Estrutura do Asp.net Web Api

Seguindo o modelo criado pelo VS, percebemos que foi criado junto ao projeto uma classe chamada ValuesController que extende a classe ApiControler. É esta classe que abstrai para nós as rotinas de implementação de nossa api. Veja a imagem abaixo.


Perceba que nesta classe Foram criados 5 métodos. 2 para métodos HTTP Get, 1 para HTTP Post e respectivamente HTTP Put e HTTP Delete. Veja que não são necessários atributtes para definir estas ações.Observe também que acima de cada método existe um comentário com as rotas padrões. Mas como aplicação disponibiliza estas rotas da api? Muito simples. Uma pequena configuração nas rotas no arquivo global.asax "denuncia" esta mágica. Veja na imagem abaixo


Conclusão

Vimos que o HTTP não serve apenas para acessar páginas, também é uma plataforma poderosa para desenvolver serviços. Descobrimos também que ASP.NET oferece a construção destes serviços a partir da plataforma Web API que é um framework para contrução de serviços HTTP.

Para saber mais:

Aprofunde seus conhecimentos sobre este tema na comunidade ASP.Net

visite o site oficial do ASP.NET MV3

Aprenda a construir seu primeiro Web Api (C#)

 

Exibições: 633

Comentar

Você precisa ser um membro de DevBrasil para adicionar comentários!

Entrar em DevBrasil

Comentário de Denisson Fiaes em 15 março 2012 às 14:11

Excelente preview

Comentário de Ray Silva em 12 março 2012 às 1:27

Yan, artigo bom demais!

Comentário de Leandro Carvalho Guimarães em 4 março 2012 às 12:25

Parabéns pela iniciativa. Espero que explorem mais essa novidade...

© 2019   Criado por Ramon Durães.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço