Inserindo mensagens no visualizador de eventos do Windows

Um sistema pode possuir várias formas de tratamento de exceção ou registrar eventuais processos que possuem algum risco para a solução. Dentre estas várias formas, o registro de eventos em um LOGBOOK, muitas vezes, pode ser um bom mecanismo de segurança. Apresentaremos neste artigo uma forma de gerar tal registro.

 

VISUALIZADOR DE EVENTOS

 

Há algumas formas de se criar um registro de eventos de nossos sistemas. Podemos desenvolver um log em arquivos de texto, em um banco de dados, enviar por email etc. O Windows nos oferece um bom mecanismo para gerenciar eventos: o Visualizador de Eventos. Esta ferramenta pode ser localizada em Painel de Controle/ Ferramentas Administrativas / Visualizador de Eventos. Esta ferramenta organiza os eventos por níveis, data, fonte do evento, identificação e categoria, como é apresentado na imagem abaixo.


Através do .net podemos inserir mensagens no visualizador de eventos. Para isso usaremos a biblioteca System.Diagnostics. No código abaixo exemplificamos como registrar uma mensagem nos eventos do sistema operacional.

 

Usando a o método WriteEntry da classe EventLog, como visto acima, conseguimos registrar nossa mensagem (o que pode ser visto na imagem abaixo). Os parâmetro deste método representam respectivamente a fonte, a mensagem, o nível e a identificação.


 
CONCLUSÃO

O log é um mecanismo importante para registro de eventos dos nossos sistemas. De forma bem simples descobrimos que o .net nos oferece uma maneira eficaz de registrar esses eventos no próprio sistema operacional. É isso aí! Espero que esta dica tenha lhe ajudado.

Não gostou do modelo ou tem alguma idéia melhor? Não perca tempo, participe, comente este artigo e diga sua opinião.

 

Aprofunde seus conhecimentos sobre este tema na comunidade C#

Exibições: 315

Comentar

Você precisa ser um membro de DevBrasil para adicionar comentários!

Entrar em DevBrasil

Comentário de Gabriel Muricy Dela Plata em 1 janeiro 2011 às 14:09

interessante, obrigado pelo conhecimento passado, vai-me ser útil.

 

© 2019   Criado por Ramon Durães.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço