Explorando o Project Portal no Team Foundation Server 2010


O Team Foundation Server 2010 é uma ferramenta completa de ALM(Application Lifecycle Management) e oferece recursos de controle de itens de trabalho, versionamento de código fonte, plataformas de testes, build no servidor, relatórios, acompanhamento do andamento do projeto. O recurso abordado neste artigo é o Project Portal, uma ferramenta web que oferece ao gestor um acompanhamento em tempo real do andamento do projeto.

 

O Project Portal é criado no SharePoint no momento da criação do seu Team Project. É um portal que permite a visualização de gráficos e listas de  itens de trabalho, relatórios de velocidade do projeto, históricos de builds e acesso aos arquivos do projeto(documentos compartilhados e source control), todos estes itens são configuráveis no template escolhido na criação do projeto. O interessante desse portal é que não há necessidade do usuário possuir o Visual Studio instalado, ele fica disponível no servidor para que qualquer usuário que possua permissão o acesse.

 

Os itens disponíveis o Project Portal podem  ser acessados também dentro do Visual Studio, através da Team Explorer. É possível acessar WorkItens, Documentos, Relatórios, Builds e Source Control.

 

A figura abaixo mostra a Dashboard do Team Project no Project Portal, que exibe os gráficos de Burn Down, Burn Rate, exibe ainda Product Backlog, Resumo de Builds e os Checkins recentes realizados.

 

 

Abaixo, temos a tela de Dashboard do usuário no Project Portal criado baseado no Agile, repare  nos tipos de Work Items disponíveis, foram todos definidos no template que é escolhido no momento da criação do Team Project.

 

 

Conforme imagem acima, é possível elaborar um Wiki para o projeto, onde de forma colaborativa a equipe se mantém atualizada. Ainda há visualização do calendário onde é feito o acompanhamento dos dias importantes no projeto.

 

Este recurso é voltado ao gestor fornecendo informações estatísticas e detalhadas. Para desenvoledores, testers, analistas e demais membros temos o recurso Team Web Access.

 

O Project Portal é uma ferramenta que provê praticidade e acessibilidade na gestão do projeto e ainda pode ser personalizado de acordo com as necessidades. Novas listas e relatórios podem ser criados e pode-se fazer customização das páginas através de webparts.

 

Aprofunde seus conhecimentos sobre este tema na comunidade de ALM

Exibições: 444

Comentar

Você precisa ser um membro de DevBrasil para adicionar comentários!

Entrar em DevBrasil

Comentário de Rainer Victor Rigolin em 24 janeiro 2011 às 10:11

Muito bom!

Team Foundation Server é uma revolução!!!

Comentário de Felipe Guerra Dos Santos em 13 janeiro 2011 às 15:06

Ótimo artigo...

Comentário de Ramon Durães em 13 janeiro 2011 às 14:44
Quando a informação está compartilhada você deixa de ser o dono da informação e ganha um time completo comprometido. O líder chega junto e orienta no melhor uso.
Comentário de Robson Alves em 13 janeiro 2011 às 13:59

Completo!

Uma pena que muitos gerentes de projetos, mesmo assistindo todo esse avanço e facilidade... eles ainda batem no peito que não precisam dessa tecnologia.

Comentário de Janynne Gomes em 13 janeiro 2011 às 12:17

Exatamente Ramon,

 

TFS não é Source Control e é lamentável que muitas pessoas ainda confudem. O artigo mostrou que o Project Portal é apenas um dos recursos da plataforma e que facilita o acompanhamento do projeto, pois comunicação e informação na hora certa são fundamentais.

 

Assim como o Project Portal os demais recursos do TFS se integram e é isso que o torna uma ferramenta tão poderosa que contribui com a qualidade do software proporcionando ao mercado soluções cada vez mais satisfatórias.

Comentário de Ramon Durães em 13 janeiro 2011 às 11:30
O TFS é um grande passo na informatização dos projetos de desenvolvimento de software. Você conquista uma maturidade sem preço. É muito importante mudarmos justamente essa visão que TFS é Source Control!!! Vai além!!
Comentário de Joseane Palhares em 13 janeiro 2011 às 8:32
Ficou bacana sua postagem.
Comentário de Janynne Gomes em 13 janeiro 2011 às 7:17

Muito obrigada pessoal, fico feliz por gostarem. O próximo será sobre Version Control :)

Comentário de Kassia Freitas em 12 janeiro 2011 às 20:54
Interessante heim! Parabéns pelo artigo.
Comentário de David Sellen Lima dos Santos em 12 janeiro 2011 às 20:31
muito bom!

© 2019   Criado por Ramon Durães.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço