8 passo para personalizar o setup de sua aplicação

O Visual Studio nos oferece ferramentas que nos permite criar um setup para nossa aplicação. Este instalador, por padrão, possui um processo definido, contudo ele pode ser personalizado. mostraremos um breve passo a passo como personalizar este projeto. Vamos lá!

 

1) Primeiramente em seu projeto Setup clique no ícone User Interface Editor. Como demonstrado abaixo.

 

2) Na tela User Interface Clique com botão direito do mouse clique no elemento Start, abaixo do elemento Install, e selecione a opção Add Dialog.

3) Logo em seguida, Escolha a opção a RadioButtons (2 buttons) (não está na imagem abaixo rsrsrsr)

4) Selecionada esta opção, será adicionado na árvore de instalação um elemento RadioButtons (2 buttons). Veja na imagem abaixo que podemos alterar as propriedades deste elemento. Atualize as propriedades como indicado abaixo, exceto o ButtonProperty.

5) Após as definições das propriedades da nova tela, clique com o botão direito do mouse no seu projeto setup. Selecione a opção View / Registry. Isso te levará ao módulo de personalização de Registro.

6) na chave HKEY_LOCAL_MACHINE adicione uma nova chave como indicado abaixo.

7) Na nova chave adicione dois novos elementos do tipo Binary Value e os nomeie com o mesmo nome "Ambiente" como indicado nas imagens abaixo

 

8) Em cada novo elemento "Ambiente" da nova chave altere as propriedade Condition e Value digitando respectivamente os valores "BUTTON2 = 1" e 1 para um elemento e "BUTTON2 = 2" e 2. Como indicado nas imagens abaixo. 

Veja que na propriedade Condition estamos evocando ButtonProperty da tela RadioButtons (2 buttons) que criamos (veja o ponto 4).

 

Com tudo isso feito basta agora executar o instalador (botão direito sobre o projeto setup clicar na opção Install). 

 

Veja que agora temos uma nova tela com componentes radios

 

Ao finalizar o a instalação veja que no editor de registros teremos a nossa chave registrada com o valor informado na propriedade que criamos no nosso projeto Setup.

 

 

CONCLUSÃO

 

Geralmente, precisamos distribuir nossas aplicações com algum tipo de personalização. Estas podem ser definidas no ato da instalação do sistema. Vimos neste post como personalizar nossos projetos de Setup para atender tal necessidade. Espero que este post lhe tenha serventia.

 

Não perca tempo, participe, comente este artigo e diga sua opinião.

Aprofunde seus conhecimentos sobre este tema na comunidade Visual S...

 

 

 

 

Exibições: 579

Comentar

Você precisa ser um membro de DevBrasil para adicionar comentários!

Entrar em DevBrasil

Comentário de Janynne Gomes em 10 janeiro 2011 às 7:05

Olá Yan,

 

Muito interessante o post. Parabéns!

 

ha algum tempo utilizei este tipo de projeto para um software em WPF que seria instalado em disp. portátil, ficou bem bacana :)

© 2019   Criado por Ramon Durães.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço