Blog de Leandro Rodrigues (9)

C# 5.0 – Gerando Log utilizando Caller Info Attributes

Desenvolver software saudável é uma arte, atualmente temos visto muito software de qualidade no mercado, porém quando existe qualquer implementação evolutiva o software começa a desencadear uma série de bugs, por essa razão conceitualmente existe uma diferença entre software saudável e software de qualidade, software saudável em curtas palavras é o software que é evoluído com facilidade e não gera bugs.



Existem várias classes de bugs, alteração de…

Continuar

Adicionado por Leandro Rodrigues em 4 janeiro 2015 às 11:00 — 1 Comentário

C# 5.0 – Programação Assíncrona Async e Await

Programação Assíncrona é atualmente um dos elementos mais importantes no desenvolvimento de software, um cliente ao navegar por uma aplicação deseja ter uma experiência rica e responsiva, para entregar essa experiência foi introduzido no C# 5.0 uma nova sintaxe simplificada e direta, anteriormente trabalhar com multithread era uma tarefa complexa que exigia muitas linhas de código, agora neste novo modelo tornou-se simples. …

Continuar

Adicionado por Leandro Rodrigues em 23 dezembro 2014 às 21:30 — Sem comentários

Gerenciamento de estado Client-Side do ASP.NET

 

Convencionalmente ao desenvolver aplicações para web é necessário guardar o estado do cliente que esta acessando uma determinada página, por exemplo, um sistema…

Continuar

Adicionado por Leandro Rodrigues em 26 março 2012 às 19:48 — 5 Comentários

Crie e Personalize seu próprio controle em ASP.NET

 

Um cenário comum no ambiente de desenvolvimento de aplicações web é a necessidade de criar controles para atender a uma especificação atípica, que não é atendida pelos controles nativos do ASP.NET ou que é atendida porém demanda muito esforço e trabalho repetitivo.

 

Geralmente esse recurso é utilizado para criar controles que terão por default uma série de validação e uma característica única.

Este artigo abordará a criação e personalização de um controle de…

Continuar

Adicionado por Leandro Rodrigues em 19 março 2012 às 17:22 — 5 Comentários

C# 4.0 - Propriedade Indexada

 

O recurso foi introduzido na versão C# 3.0 permitindo criar um elemento interno dentro de uma classe e fornecer de maneira simples as classes externas e internas o acesso a esses elementos, o acesso pode ser realizado da mesma forma que acessamos índices de um array. 

 

"Um indexador é um membro que habilita um objeto indexado da mesma maneira que um array.  

 Hejlsberg et al., p. 498"

 

Utilizamos propriedades indexada quando precisamos ter a…

Continuar

Adicionado por Leandro Rodrigues em 25 fevereiro 2012 às 11:38 — 9 Comentários

Padrões de Projeto - Template Method

  

O Template Method é um Padrão de Projeto muito utilizado, bem provável que você já o implementou talvez sem se quer saber, ou que você futuramente o implementará, esse padrão possui uma abstração simples de assimilação o que torna o mesmo mais popular a grande comunidade de desenvolvedores , diferente de outros padrões de nível complexo.

 

Qual é a proposta do Template Method? …

Continuar

Adicionado por Leandro Rodrigues em 23 fevereiro 2012 às 23:44 — 5 Comentários

C# 4.0 - Dynamic Programming

 

Segundo o prestigiado Engenheiro de Software dinamarquês Anders Hejlsberg responsável pela criação da linguagem C#, o "milestone", ou seja, o grande marco da versão C# 4.0 é o recurso Dynamic Programming, esse artigo tem por objetivo explicar sobre esse recurso que visa mudar o paradigma de desenvolvimento atual em alguns cenários.

 

Programação…

Continuar

Adicionado por Leandro Rodrigues em 6 fevereiro 2012 às 13:33 — 8 Comentários

C# 4.0 - Named e Optional Arguments

Uma das novidades do Framework 4.0 são os Named e Optional Arguments. Esse novo recurso introduzido no c# 4.0 permite uma maior independencia e flexibilidade na construção de métodos que recebem parâmetros, tornando a vida do desenvolvedor mais tranquila. 

 

Optional Arguments 

 

Optional Arguments é um recurso que permite ao desenvolvedor escrever um método definindo parâmetros…

Continuar

Adicionado por Leandro Rodrigues em 27 janeiro 2012 às 14:30 — 24 Comentários

Padrões de Projeto: Adapter

O Padrão Adapter visa facilitar a conversão da interface de uma classe para outra interface que seja mais importante para o cliente, fazendo com que várias classes possam trabalham em conjunto independente das interfaces originais. 

 …

Continuar

Adicionado por Leandro Rodrigues em 20 janeiro 2012 às 18:30 — 2 Comentários

© 2017   Criado por Ramon Durães.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço