Blog de Yan de Lima Justino (13)

Atributo condicional em C#

Algumas vezes no desenvolvimento de aplicações é condicionar o uso de determinadas rotinas a um cenário específico. Existem sistemas que mudam completamente o comportamento, de forma controlada, dado o contexto de seu uso. Diante desta necessidade, o C# oferece um recurso bastante interessante chamado de "Atributo condicional". Este artigo abordará seu uso. Inicialmente, veja o exemplo abaixo:

#define TRACE_ON…

Continuar

Adicionado por Yan de Lima Justino em 14 agosto 2012 às 9:54 — 3 Comentários

Novidades do ASP.NET MVC4 : Conhecendo o ASP.NET Web API

HTTP não serve apenas para acessar páginas. É também uma plataforma poderosa para desenvolver serviços. Este protocolo é simples, flexível e onipresente. Quase todos plataforma de serviço web que você pensar tem uma biblioteca HTTP. Isso porque serviços HTTP pode chegar a uma ampla gama de clientes, incluindo navegadores, dispositivosmóveis e aplicações desktop tradicionais. ASP.NET Web API é um framework para contrução de serviços HTTP sobre a plataforma .NET Framework. Neste artigo vamos…

Continuar

Adicionado por Yan de Lima Justino em 3 março 2012 às 15:30 — 3 Comentários

Capturar metadados de uma tabela usando recursos do ADO.NET

A manipulação de estruturas de uma tabela de banco de dados pode algo comum quando um sistema se propõe a oferecer algum tipo de interação mais direta com o a estrutura da base de dados. Para tal tarefa, se faz necessário recuperar os metadados do banco. A recuperação destes metadados pode ser feita de várias formas. Geralmente, utilizamos recursos do próprio banco de dados para tal. Para quem deseja abstrair isto, o ADO.Net oferece uma forma rápida e fácil de se obter os metadados de uma…

Continuar

Adicionado por Yan de Lima Justino em 24 fevereiro 2012 às 13:30 — 8 Comentários

Criando um Repositório Genérico Com EFCodeFirst (EntityFramework 4.1)

Frameworks, em alguns aspectos, são ferramentas poderosas que auxiliam no desenvolvimento, adiantando tarefas massantes e repetitivas. O EntityFramework é poderoso framework não só de persistência, mas manipulação de dados, uma vez que também tenta dar conta de outros aspectos referentes as complexas rotinas de um sistema de base de dados. Aliado aos mais potentes recursos das linguagens .net, é possível se alcançar agilidade e diminuir o custo de escrita de classes de persistência que…

Continuar

Adicionado por Yan de Lima Justino em 17 novembro 2011 às 22:24 — 14 Comentários

Appharbor: uma plataforma alternativa para publicar aplicações ASP.net

Todos sabemos que o Windows Azure é uma excelente plataforma de computação em nuvem. "Com ela você desenvolve aplicações de alta disponibilidade e escalabilidade com as linguagens e ferramentas que já está acostumado a trabalhar" (MSDN). Contudo, aplicações pequenas e em processo de maturação talvez não estejam prontas para os custos ou infraestrutura desta poderosa plataforma. No site oficial do Windows Azure há uma…

Continuar

Adicionado por Yan de Lima Justino em 22 outubro 2011 às 17:30 — 4 Comentários

Preenchendo um DropDownListFor em ASP.NET MVC3

Muitas vezes precisamos carregar em um formulário (nesse caso uma view) algumas informações pertinentes à lógica do negócio a qual nosso sistema se propõe atender. Grande parte desta informação deriva de um banco de dados ou de um arquivo. Muito embora a operação de captura destes dados seja muito comum, às vezes precisamos de algo muito mais simples como , por exemplo, passar para este mesmo formulário uma pequena lista de valores imutáveis para regra de negócio. Veremos como esta operação…

Continuar

Adicionado por Yan de Lima Justino em 20 outubro 2011 às 13:00 — 6 Comentários

ActionMailer.Net: Email Templates de forma simples e rápida

Quem já teve alguma experiência com frameworks sabe que eles trazem algumas soluções bastante interessante e que auxiliam o desenvolvedor acelerando algumas rotinas repetitivas e muitas vezes enfadonhas. Uma dessas funcionalidades é o envio de email. Uma biblioteca bem conhecida é a ActionMailer. Esta biblioteca, que prover uma acesso facilitado para o envio de email template, agora está disponível para desenvolvedores .net e disponibilizada…

Continuar

Adicionado por Yan de Lima Justino em 27 setembro 2011 às 23:30 — 7 Comentários

8 passo para personalizar o setup de sua aplicação

O Visual Studio nos oferece ferramentas que nos permite criar um setup para nossa aplicação. Este instalador, por padrão, possui um processo definido, contudo ele pode ser personalizado. mostraremos um breve passo a passo como personalizar este projeto. Vamos lá!

 

1) Primeiramente em seu projeto Setup clique no ícone User Interface Editor. Como demonstrado abaixo.…

Continuar

Adicionado por Yan de Lima Justino em 4 janeiro 2011 às 9:30 — 1 Comentário

TDD: Aprenda a criar testes de exceção

 

Teste unitários são instrumentos de desenvolvimento que promovem a qualidade e segurança do software. Nem todo mundo sabe o que é ou como se constrói testes. Para os felizardos profissionais que tem como prática cotidiana o desenvolvimento orientado a testes (TDD) os benefícios são muitos: Cobertura de código, desenvolvimento ordenado e orientado, refatoração etc. Testes Unitários são um assunto muito importante, porém extenso. Sua aplicação trás real benefício ao desenvolvimento.…

Continuar

Adicionado por Yan de Lima Justino em 3 janeiro 2011 às 9:30 — 7 Comentários

Inserindo mensagens no visualizador de eventos do Windows

Um sistema pode possuir várias formas de tratamento de exceção ou registrar eventuais processos que possuem algum risco para a solução. Dentre estas várias formas, o registro de eventos em um LOGBOOK, muitas vezes, pode ser um bom mecanismo de segurança. Apresentaremos neste artigo uma forma de gerar tal registro.

 

VISUALIZADOR DE EVENTOS

 

Há algumas formas de se criar um registro de eventos de nossos sistemas. Podemos desenvolver um log em arquivos de texto, em…

Continuar

Adicionado por Yan de Lima Justino em 23 dezembro 2010 às 15:56 — 1 Comentário

Criando um provedor de serviços selfhost no WCF

No último artigo (Introdução ao WCF) conhecemos a estrutura básica de um serviço WCF. Hoje apresentaremos como criar uma biblioteca de serviços. Concomitantemente, demonstraremos como se dá essa estrutura no código do projeto.

 

CRIANDO O PROJETO

Vamos lá! Abra o Visual Studio (Estou usando a versão 2010), e crie um novo projeto do tipo WCF Service Library (Ver imagem1).…

Continuar

Adicionado por Yan de Lima Justino em 17 dezembro 2010 às 11:00 — Sem comentários

Introdução ao WCF: criando um provedor de serviços selfhost

É fato! Cedo ou tarde suas aplicações precisarão realizar algum tipo de comunicação com algum provedor de serviços - aí estão a NFe, a NFs, o CFe etc que não me deixam mentir. Sendo assim, entender como funciona uma arquitetura orientada a serviços lhe auxiliará a compreender melhor os cenários em que serviços são aplicados. Para nossa felicidade, a Microsoft disponibilizou, desde da versão 3.0 no .net framework, "um modelo de programação unificado para criar rapidamente aplicativos orientados… Continuar

Adicionado por Yan de Lima Justino em 8 dezembro 2010 às 17:30 — Sem comentários

8 passos para construir uma animação "Wave" no silverlight

Assunto:



Neste artigo veremos um pouco sobre como usar algumas funcionalides do Microsoft Expression Blend 3, a partir da criação de uma animação que aqui estou chamando de "Wave".



Introdução
:



A cada dia, as aplicações ricas vem avançando no cenário do desenvolvimento. Com a implementação do WPF e a crição do Silverlight a Microsoft possibilitou
, com o… Continuar

Adicionado por Yan de Lima Justino em 1 março 2010 às 10:26 — 11 Comentários

© 2019   Criado por Ramon Durães.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço