Blog de José Roberto Araújo -- outubro 2010 Arquivo (8)

Construindo Auditoria de objetos com XMLSerializer

Quando pensamos em trabalhar com auditoria de dados e/ou informações, logo pensamos em conversar com um DBA do banco de dados, construir várias triggers para logar as alterações realizadas nas tabelas mais importantes do sistema - essa é a alteranativa que temos utilizando o banco de dados. Mas o que temos de bom com isso? Bom, quando trabalhamos com rotinas, Jobs, Triggers e outras tarefas sendo executadas…

Continuar

Adicionado por José Roberto Araújo em 28 outubro 2010 às 11:38 — 4 Comentários

Desenvolvendo Meu Primeiro WebSite ASP.NET MVC2 Utilizando Objetos Dinâmicos

Quando falamos em ASP.NET MVC, não estamos querendo dizer que a Microsoft lançou o padrão MVC, mas sim que ela incorporou o padrão MVC (Model-View-Controller) à implementação de aplicações para web ASP.NET. Mas porque implementar um padrão de desenvolvimento diferente do que já temos hoje, que é o WebForms? Tendo toda a facilidade de apenas arrastarmos controles da tollbox para…
Continuar

Adicionado por José Roberto Araújo em 24 outubro 2010 às 22:00 — 11 Comentários

Introdução ASP.NET MVC 2

O desenvolvimento de aplicações web mudou muito ao longo dos anos, antes tinhamos o Perl, PHP e ASP. Depois vieram o Java e o .NET com o ASP.NET e suas aplicações Web Forms, facilitando o desenvolvimento de sistemas web, se utilizando de uma IDE RAD (Rapid Application Development) para aplicações web, com o ASP.NET Web Forms; onde podemos arrastar controles web e colocar nos nossos formulários, como fazemos em aplicações windows forms. Mas o que isso traz de bom para o nosso desenvolvimento?… Continuar

Adicionado por José Roberto Araújo em 24 outubro 2010 às 14:00 — 7 Comentários

Construindo objetos Genéricos dinamicamente

Neste artigo, quero compartilhar uma experiência que tive sobre trabalhar com estruturas geréricas dinamicamente. A…

Continuar

Adicionado por José Roberto Araújo em 23 outubro 2010 às 10:30 — Sem comentários

EF4 com classes POCO One-To-Many

Hoje irei mostrar como podemos criar um modelo de classes ou modelo de domínio, onde teremos relacionamentos One-To-Many(1 para muitos). Vamos aprender como trabalhar com…

Continuar

Adicionado por José Roberto Araújo em 23 outubro 2010 às 10:30 — 3 Comentários

Dependency Injection com MS Unity Parte 2

No post sobre Introdução à DI com Enterprise Library 5.0 mostramos o funcionamento do MS Unity utilizando a injeção de dependência. Neste nosso Post de hoje, mostraremos como você pode deixar sua estrutura mais flexivel utilizando as configurações por classes de Atributos. Então, abra o projeto do post anterior e adicione a seguinte classe:



using System;

using… Continuar

Adicionado por José Roberto Araújo em 18 outubro 2010 às 15:30 — Sem comentários

Introdução à DI com Enterprise Library 5.0

Neste artigo estarei apresentando como podemos trabalhar com DI, utilizando a EL 5.0. Mas o que vem a ser uma DI? Para quem ainda não sabe, o que é uma EL? Bom primeiramente a Enterprise Library, é uma biblioteca de blocos de códigos, os quais podem ser utilizados em conjunto ou separadamente em suas aplicações, acelerando ainda mais o processo de construção da infraestrutura da arquitetura de um sistema ou mesmo do desenvolvimento de funcionalidades das aplicações. Uma DI, é uma Dependency… Continuar

Adicionado por José Roberto Araújo em 18 outubro 2010 às 15:30 — Sem comentários

Introdução ao EF4 utilizando Classes POCO

Muitos já devem ter ouvido falar das novidades que o VS2010 está disponibilizando, bem como as diversas features do novo Entity Framework 4 (entenda que não é a versão 4.0 do Entity Framework, tendo em vista que a primeira versão saiu junto com o SP1 do Visual Studio 2008, a versão atual é a 2.0, contudo, a comunidade adotou chamar de EF4, para acompanhar a versão do Framework .Net 4.0).


Bom, então vamos deixar um pouco a história da…
Continuar

Adicionado por José Roberto Araújo em 17 outubro 2010 às 0:30 — Sem comentários

© 2019   Criado por Ramon Durães.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço