Muitas pessoas utilizam css somente para formatação de texto, outras ja usam em tudo desde a montagem do layout.

até que ponto você utiliza?, deixe sua sugestão de uso

Exibições: 91

Respostas a este tópico

Em geral, utilizo sempre dois arquivos css para as páginas.
Um contém as formatações de texto e o outro as de disposição de elementos (layout).

Eu prefiro assim porque a css de layout só se aplica a uma única página, enquanto que a de fontes é genérica e pode ser aplicada no site inteiro.

Pensando em desenvolvimento asp.net, o Visual Studio 2008 já cria dois Contents na MasterPage: um para o "head" e outro para o "body". A css de fontes eu deixo na própria MasterPage e a css de layout eu deixo no placeholder da página correspondente ao "head" da MasterPage.

Bom, é assim que eu trabalho com css. =)
[]'s
Uso em tudo que posso nos projetos.

Desde a montagem do layout até a formatação do texto. Geralmente trabalho com dois arquivos básicos, o layout.css onde fica toda a estruturação da página e o stylesheet.css que guarda algumas classes padrões, formatação de botão, formularios e outras classes genéricas. Costumo também criar arquivos para páginas específicas, assim não deixo nenhum arquivo muito cheio.

um exemplo, esse projeto foi desenvolvido em php, um dos meus últimos trabalhos usando php. Agora é só .net =]

é isso ae, um grande abraço a todos.
Eu uso para a montagem de todo o meu layout, as imagens dos meus sites ficam todas referenciadas no meu CSS, acredito que seja a maneira correta, mas não exclusiva.
Daniel Skroski disse:
Eu uso para a montagem de todo o meu layout, as imagens dos meus sites ficam todas referenciadas no meu CSS, acredito que seja a maneira correta, mas não exclusiva.

Sem duvida Daniel cada um utiliza o CSS de uma forma diferente, o importante é usufruir de todo o seu poder

eu utilizo assim, um arquivo pra kd pagina, kd arquivo é responsavel pela formatacao da sua página e é somente referenciada na mesma

exemplo:
master.css
frmClientes.css
frmProdutos.css

tbm tenho um css com formatações em geral, q é referenciada na master refletindo assim em todas as páginas, neste arquivo deixo as classes tais como

.textBox
.Buttons


dessa forma no meu ver fica bem facil a manutenção do site e claro bem padronizado. :)
Costumo usar dois arquivos.
layout.css(para montagem do layout das páginas) e estilos.css(para formatação dos textos, links, botões etc...)
Nos meus desenvolvimentos eu utilizo um arquivo para cada para do layout, pois toda formatação visual seja do sistema quanto de sites são feitos totalmente em CSS.

Tenho um arquivo principal que é referenciado na MaterPage e este arquivo principal importa todas as CSS das áreas do site ou sistema, fica melhor para dar manutenção.

Exemplo:
ArquivoPrincipal.css
Buttons.css
Formulario.css
GridView.css
Menu.css

E assim por diante...
Comigo tem agilizado muito o desenvolvimento e manutenção.
sou novato em layout, não sei se estou certo ou errado mais utilizo 2 arquivos CSS; um apenas para o menu e outro para fontes e o layout das páginas em geral. Eu não conhecia css usava as velhas tabelas... agora estou apaixonado por css!
Tb sou novato na utilização de CSS, mas utilizo dois arquivos,um para o layout e outro para formatação.
Dessa forma, vc facilita o desenvolvimento.
Uma dica importante que um amigo meu informou, é que vc pode fazer varios arquivos,um para cada função existente na pagina.
Olá pessoal!
O CSS é fundamental para termos uma Web semântica, informação identificada e organizada utilizando uma metodologia de desenvolvimento (tableless). Entre outras coisas, uma grande vantagem é deixar o conteúdo dos sites mais claro para robôs dos mecanismos de busca.
Eu utilizo em tudo.
Montagem de layout e formatação de texto e imagem.
Estou começando a desenvolver em asp.net, ainda não sei como aplicar bem a estruta css no layouts mais chego la.

t+
O CSS foi criado para aumentar a produtividade, padronização, performance e organização no desenvolvimento de seus projetos Web. Acredito q não exista um formato exato para a utilização do CSS (claro! é até o tema da discurssão).

Em projetos de Website é essencial a utilização do Tableless, assim como nosso amigo Jackson Lemos comentou na resposta acima. E no mesmo documento CSS eu coloco a estrutura e a estética; e o documento CSS deve ser devidamente comentado.

Em projetos de sistemas Web, já a websemântica não importa e o projeto nem deveria ser indexado pelos buscadores, então o uso do tableless não se aplica. Usa-se tabelas para estruturar as páginas (Em prol da produtividade..rsrs) e uso bastante o arquivo SKIN do ASP.NET.

Enfim, já mostrei 2 cenários de utilização do CSS. Agora vou explicar como ficam os meus arquivos CSS.

Eu costumo fazer um arquivo para cada Media Type do CSS que irei utilizar. Ex: all.css, screen.css, handheld.css, tv.css, print.css, ... (para saber mais dos media type´s acesse: http://www.w3.org/TR/CSS2/media.html). Faço isso somente em projetos de website, assim eu reutilizo o código HTML e consigo fazer diferentes layouts para diferentes tipos de dispositivos com o mesmo HTML.

Um exemplo clássico é utilizar o mesmo HTML para browser´s de Desktop(screen) e Mobile(handheld).

Agora vou explicar pq eu coloco a estrutura CSS junto com os estilos.
Quando o browser faz a requisição GET/POST de uma página, ele não faz somente uma requisição GET/POST. O browser faz uma requisição GET para cada arquivo referenciado pelo documento html, ou seja, o browser faz requisição da página HTML, dos arquivos CSS, dos arquivos JS e de todas as imagens contidas na página. Se sua página tiver muitos documentos referenciados pode gerar uma certa lentidão no carregamento de sua página, por isso faço um documento CSS para a estrutura e estilos.

Uma outra prática q realizo é a otimização desses documentos na hora de publicar, ou seja, retiro todos os caracteres de tabulação, retorno de carro e comentários dos arquivos CSS e JS. Essa prática pode diminuir o tamanho do arquivo consideravelmente.

Para melhorar a perfomance de seu website ou sistema web, acesse http://www.meiocodigo.com/category/css/ para muito mais dicas.

Bem, é isso ae pessoal.
Abraços
Ótimo texto gustavo, bem completo :)

realmente usar CSS ajuda e muita o desenvolvimento, com ele conseguimos padronizar fontes, titulos, etc.

sem conta q um layout feito com div fica muito legivel, e muito + organizado.

tabela foi feita pra exibir dados em lista SÓ PRA ISSO

:)

RSS

© 2017   Criado por Ramon Durães.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço