Olá,

 

Venho ao grupo pedir a ajuda para a tomada de uma decisão técnica consciente, baseada em fatos reais e que determinem o melhor caminho a ser seguido.

 

Sou usuário de LINQ to SQL há muito tempo e naturalmente eu iria partir para o uso do EF 4 logo que o mesmo apareceu. Agora, estou prestes a iniciar um novo projeto e inicialmente a decisão do EF 4 era a melhor, até me deparar com a leitura de diversos artigos na web detonando o EF , se comparado com o NHIbernate.

 

Como não tenho conhecimento técnico a fundo para julgar as duas ferramentas, venho aqui pedir a ajuda dos colegas para entender até que ponto o que se diz do EF é mesmo verdade e se podemos apostar no seu uso, sem que haja um comprometimento dos resultados do projeto.

 

Face ao que eu já li, o NHibernate estaria muito a frente do EF e que problemas que hoje o EF estaria passando, o NH já teria resolvido. Mas o que exatamente são todos esses problemas, não sei dizer...

 

Preciso ter embasamento técnico pra tomar essa decisão e os pros e contras de cada ferramenta é determinando para a minha tomada de decisão.

 

Conto a ajuda dos colegas.

 

Abraços,

Marcelo.

Exibições: 1219

Respostas a este tópico

Oracle's Entity Framework release is now production. Download it from OTN. Have a happy new year

http://www.oracle.com/technetwork/topics/dotnet/whatsnew/index.html

Roni Peterson disse:

 

Outra dúvida que surgiu, o EF4 conecta-se ao Oracle ?

 

Roni,

 

Já existe uma versão beta do provider para oracle, abaixo endereços que podem lhe auxiliar:

http://www.oracle.com/technetwork/topics/dotnet/whatsnew/index.html

 

http://search.oracle.com/search/search?search.timezone=180&sear...=

 

https://forums.oracle.com/forums/forum.jspa?forumID=146

 

Boa Sorte
 
Roni Peterson disse:

 

Outra dúvida que surgiu, o EF4 conecta-se ao Oracle ?

 


Já trabalhei com Entity com banco de Dados Oracle normalmente, único problema que tem é que quando você recriar o seu .edmx você irá precisar setar na mão no arquivo xml do seu edmx as chaves primárias, assim vc vai precisar apenas ir na linha onde esta sua chave primária e escrever algo como IndentityProprierty="true" acredito que é isso. 

 

Abraços, 

 

Leandro Rodrigues 


Roni Peterson disse:

 

 

 

Outra dúvida que surgiu, o EF4 conecta-se ao Oracle ?

 

Roni, 

 

Gostei desse blog webblogs tem coisas legais lá! 


Roni Peterson disse: 

Leandro M, neste link você poderá consultar informações sobre o code first analisando um exemplo: http://weblogs.asp.net/scottguportuguese/archive/2011/05/06/ef-code...



Leandro Medeiros disse:

Olá Leandro Carvalho!

 

Edegilson,

Na verdade qdo me referi a produtividade, estava falando da ferramenta visual de edição do modelo no VS. Buscando ajuda na net, encontrei uma maneira de dividir o modelo em multiplos arquivos edmx utilizando "usings" no XML de cada arquivo para utiliza-los como referencia entre si. Porém segundo o material, o editor visual do modelo no Visual Studio não reconhece esses usings. Existe alguma outra forma de separar o modelo em mais arquivos EDMX?

 

Diferente de você, eu não comecei a utilizar o EF pelo Code First, e sim pelo Database First. Somente a poucos dias atrás fui estudar melhor o EF e conheci essas variações. Como funciona o Code First? no caso dele, você ainda precisa manter um arquivo EDMX no projeto?

 

Abraços!


Esclareci isso melhor na resposta para o Edegilson.
 Leandro Carvalho Guimarães disse:

Leandro Medeiros,

não entendi oq vc diz em relação a perder produtividade e qual a intenção de dividir o modelo. Eu não conheço muito de uso EDMX comecei logo pelo Code First.

Leandro Medeiros disse:

Pessoal,

 

Estou ressucitando esta discussão, visto que cheguei a um problema bem sério no projeto que estou trabalhando. o Modelo de dados da aplicação é relativamente grande (+ ou - 100 tabelas). Estou utilizando o EF4 com o modelo de entidades Ado Entity Data Model (EDMX), sem pocos. O Modelo está gigante, e pesquisando na net percebi que não tenho como dividir meu modelo em vários EDMX, sem perder a produtividade que o EF4 me trouxe. E agora, o que fazer? Será q o Nhibernate resolveria isso? pergunto pq não o conheço, mas também não conheço profundamente o EF4 para aplicar outra solução. Alguém já passou por isso? como resolveu?

RSS

© 2020   Criado por Ramon Durães.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço